Jorge
Buescu, no seu livro “Matemática em Portugal: uma questão de educação”, questiona a falta de matemáticos de relevo no país e
argumenta que a razão está na educação. A fraqueza do ensino das
ciências explica, segundo o autor, a nossa irrelevância matemática
e científica. Não concordo totalmente com as afirmações do autor
quando refere que “entre nós a expansão do ensino básico e
secundário nas últimas décadas foi acompanhada por um declínio
progressivo dos níveis de exigência. O nivelamento fez-se por
baixo: de ano para ano, de reforma para reforma, o nível médio de
exigência foi deslizando ao longo de um plano inclinado.” Sendo
certo que algumas reformas foram indutoras de uma menor exigência
outras não. Lembro-me da reforma introduzida por Manuela F. Leite
que levou a uma maior exigência e a realização de exames nacionais
na disciplina tem levado a um maior trabalho na disciplina por parte
de professores e alunos. Concordo com o autor quando afirma que:”Começa por ser necessário estabelecer um ensino generalizado e
universal de grande qualidade”. Julgo que estávamos no bom
caminho. A prova disso, no que diz respeito à matemática, está nos
inúmeros prémios conseguidos por alunos portugueses e na melhoria
dos resultados obtidos pelos nossos alunos no PISA. Neste momento o
caminho está muito mais complicado, na minha opinião essencialmente
pela dimensão das turmas que origina muita dificuldade no
acompanhamento dos alunos pelo professor.
O início do percurso pela matemática na rede, prolongamento do já feito fora dela, levou à construção deste espaço.
Não sendo as ciências estanques e tendo muitas ligações entre si, um espaço dedicado à matemática possibilita a sua utilização em sala de aula. Que espero seja possível em breve!
A inspiração partiu daqui, um local que me pareceu muito útil e ponto de partida para outras utilidades.
Bem hajam!
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